Os primeiros agricultores de Mato Leitão que integram o Programa Terra Forte, do Governo do Estado, receberam nesta sexta-feira pela manhã (26) os cartões magnéticos possibilitando a continuidade das atividades nas propriedades.
A entrega, com a presença do prefeito Arly Stöhr (Flecha), Alisson Paulo Wander (gerente Banrisul Venâncio Aires), Devanir José Heinen (secretário de Agricultura e Meio Ambiente) e Rudinei Pinheiro Medeiros (chefe local Emater/Ascar), aconteceu no Auditório do Centro Administrativo. Os primeiros beneficiados atuam com gado de leite, produção de grãos, fruticultura e hortaliças (verduras, legumes e raízes). Em Mato Leitão serão atendidos 18 agricultores, num montante total de mais de R$ 500 mil (R$ 30 mil para cada família) para investimentos nas áreas da produção, meio ambiente e social.

O trabalho de elaboração de projetos e acompanhamento técnico é realizado pela equipe local da Emater/Ascar com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Um novo grupo de agricultores deverá receber os cartões nas próximas semanas. O Terra Forte combina investimento financeiro e assistência técnica, com planos individuais, acompanhados por dois anos.
O programa é uma política pública do Governo do Rio Grande do Sul, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Emater, voltada à recuperação produtiva, ambiental e social de unidades de produção familiar atingidas por eventos climáticos extremos.
1º GRUPO
– Sirlene Maria Nyeland, Boa Esperança Alta: atua na fruticultura
– Leni Ribeiro, Linha Puhl: olericultura
– Rafael Heinen, Linha Hillesheim: pecuária de leite
– Leonardo Heissler, Sampaio: pecuária de leite
– André Luís Schorr, Linha Conceição: pecuária de leite
– Eduardo Luiz Kerber, Sampaio: produção de grãos

