Os jovens dispensados do Serviço Militar, residentes em Mato Leitão, participaram nesta quinta-feira, 6, da cerimônia de compromisso à bandeira nacional no auditório do Colégio Estadual Poncho Verde. O ato de cidadania foi acompanhado por alunos, autoridades e familiares dos jovens da classe 2000.

Organizado pela Junta Militar, através do secretário Evandro Lenhart, a solenidade contou com o envolvimento do Sargento da Reserva Gilberto Pheifer e do seu filho, o soldado da Brigada Militar Gabriel Pheifer. O fogo simbólico, símbolo da Semana da Pátria, foi conduzido por alunos do Colégio Estadual Poncho Verde.

Em seu pronunciamento, o prefeito Carlos Bohn, que é também o presidente da Junta de Serviço Militar, reforçou a importância do momento para a vida dos jovens. “São vocês que irão tocar o país em frente. É um momento marcante”, disse. Trinta e dois jovens, que se alistaram neste ano em Mato Leitão, prestaram o juramento à bandeira recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Carlos Bohn destacou a importância do ato

AUTORIDADES

Presentes na cerimônia o prefeito Carlos Alberto Bohn; primeira-dama e diretora do Poncho Verde, Vera Bohn; secretários Isabel Machry (Educação), Eunice Heuser (Assistência Social) e Cleberton Ferreira da Silva (Finanças); Assessor Jurídico da Prefeitura, advogado Ricardo Haas.

SAIBA MAIS

A bandeira nacional foi adotada pelo Decreto n° 4, de 19 de novembro de 1889, e se institui no símbolo máximo da nacionalidade. O verde representa as matas e florestas, o amarelo das riquezas minerais, azul do céu e o branco da paz.