A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo terá neste sábado, 18, atendimento especial nas unidades de saúde, no denominado de Dia D para divulgação e mobilização. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Central confirmou atendimento entre 8h às 17h sem fechar ao meio-dia.
Esta campanha visa vacinar crianças de 1 a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Independente da situação vacinal, os pais ou responsáveis devem trazer as crianças desta faixa etária com a carteira de vacinas à UBS para conferir a vacinação e, conforme, receber as doses da campanha. No Dia D, também serão feitas outras vacinas de rotina, se for necessário.
A vacina da Poliomielite é via oral (2 gotas), e a vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) é injetável (subcutânea). A meta é vacinar 154 crianças dessa faixa etária em Mato Leitão, sendo que 95% (147) é considerada uma boa cobertura para evitar a circulação desses vírus.

FALTA
Devido à quantidade reduzida disponibilizada pelo Ministério da Saúde, a vacina meningocócica C só está disponível para bebês de 3 e 5 meses. Ainda não há previsão de normalização. Esta vacina está no Programa Nacional de Imunizações para crianças de 3 e 5 meses (1ª e 2ª dose), 1 ano (1º reforço) e adolescentes de 11 a 14 anos (2º reforço ou dose única).

SAIBA MAIS
Na primeira semana de vacinação, foram vacinadas 25 crianças da faixa etária (1 a 4 anos), configurando 16,25% do total da meta estipulada na campanha da pólio e sarampo. A vacinação termina em 31 de agosto.