A Secretaria Municipal da Saúde de Mato Leitão vai iniciar a campanha contra a influenza no início da próxima semana. O período de vacinação vai se estender de 25 de abril a 20 de maio, com atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, das 8h às 11h e das 13h às 16h30min. Para o sábado, 30, está marcado o dia D de vacinação, com horário especial de atendimento das 8h às 17h no mesmo local.

Em Mato Leitão, a população alvo é: 204 crianças seis meses a menores de cinco anos; 62 trabalhadores de saúde; 42 gestantes; sete puérperas; 625 idosos e 624 comorbidades. A meta é vacinar 80% da população. Até o dia 25de abril a Secretaria Municipal de Saúde irá receber 54% das doses da vacina.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e um problema de saúde pública no Brasil. Pode levar a complicações graves e ao óbito, principalmente dos grupos de risco: crianças menores de cinco anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima-se que a Influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 5.000 mortes todos os anos. A transmissão do Vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas.

A vacinação desde 1999 vem contribuindo para redução da gripe, diminuição das internações hospitalares, gastos com medicamentos e mortes evitáveis. A campanha visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Grupos prioritários a serem vacinados:

Crianças de seis meses a menores de cinco anos: quatro anos, 11 meses e 29 dias; gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhador de Saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais; jovens entre 12 – 21 anos sob medidas socioeducativas (FASE); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).

Grupos de risco para indicação da vacina influenza sazonal

Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; paciente em diálise.

Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesos: Obesidade grau III.

Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras trissomias.

19 de abril de 2016 – Saúde