Anualmente, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente oferece diversos programas beneficiando os produtores de Mato Leitão. Um deles é o Vale Incentivo que pode ser usado na compra de adubo químico, ureia e sementes.

O valor que cada produtor tem direito varia conforme a produção agrícola informada no Bloco de Produtor Rural. São 10 faixas de produção, com valores a partir de R$ 65,00 até R$ 650,00. De posse do vale, o produtor poderá efetuar a compra diretamente no comércio de sua preferência. Estão credenciados a Agropecuária Pilz e Agro Comercial Heinen.

A retirada dos vales vai até 30 de setembro. Tendo em vista a pandemia coronavírus (Covid-19) o atendimento na Secretaria da Agricultura seguirá as medidas de higiene e distanciamento social com o objetivo de evitar aglomerações. Desde 15 de junho, quando iniciou o atendimento, mais de 80 agricultores já retiraram o vale.

TROCA-TROCA

No programa Troca-Troca de Sementes que conta com subsídio na compra de sementes a secretaria encomendou 293 sacos de milho (safra), atendendo 108 agricultores. A entrega das sementes está prevista para a segunda quinzena de agosto.

SOLO

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está analisando 104 amostras de solo de produtores locais. O custo é totalmente gratuito aos agricultores sendo custeado pela Prefeitura.

CALCÁRIO

Os produtores encomendaram neste ano 470 toneladas de calcário, atendendo 32 produtores, média de 15 toneladas/propriedade. A Prefeitura auxilia com o transporte do produto que será adquirido de empresas de Rio Pardo e Pantano Grande.

SILOS

Entre janeiro e maio deste ano, a Patrulha Agrícola atuou no fechamento de 226 silos, beneficiando 188 agricultores. Em janeiro foram 55, 14 em fevereiro, 24 em março, 76 em abril e 57 no mês de maio.

Fechamento de silos nas propriedades