O Comando Regional da Brigada Militar Vale do Rio Pardo vai apresentar em Mato Leitão na próxima semana o Programa Vigilância Colaborativa. A ideia consiste na disponibilização das câmeras privadas de residências e empresas aos órgãos de segurança pública.

O programa será apresentado para entidades, autoridades e lideranças locais na próxima terça-feira, 5 de outubro, às 10h, possivelmente na Câmara Municipal de Vereadores. A data foi agendada durante encontro do prefeito Carlos Alberto Bohn com o comandante regional da BM, coronel Valmir José dos Reis, em Santa Cruz do Sul.

O Sistema de Vigilância Colaborativa consiste em uma importante ferramenta para a otimização das ações de polícia ostensiva e inteligência policial e permite a disponibilização de imagens em tempo real para os órgãos policiais. Na mesma reunião, o Comando Regional da BM apresentará também os indicadores de criminalidade da região e também de Mato Leitão.

O QUE É

A Vigilância Colaborativa consiste em uma rede de câmeras interligadas, com gravação em nuvem, cujo objetivo é facilitar o acesso às imagens de câmeras de segurança de pontos estratégicos da cidade, auxiliando na identificação de ocorrências e resolução de crimes.

VIGILÂNCIA

Uma câmera de vigilância instalada na Praça da Matriz Santa Inês funciona desde março de 2020. O monitoramento funciona 24 horas por dia e as imagens ficam armazenadas durante 30 dias.

O investimento no equipamento e sala de operação (sede da BM loca) ultrapassou R$ 44 mil, sendo R$ 35 mil da Consulta Popular 2018/2019 e R$ 8,8 mil de contrapartida da Prefeitura.