Produtores que atual no setor leiteiro em quatro municípios da região participaram no final de semana, dias 30 e 31 de março, da 5ª Exposição Regional de Gado Leiteiro, na sede da Assoessa, Vila Sampaio. Cinquenta e sete animais de Mato Leitão, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul passaram por avaliação do médico veterinário Valdinei Grapiglia.

O julgamento em sete categorias ocorreu no sábado à tarde e domingo pela manhã, com envolvimento da Secretaria Municipal da Agricultura e Emater. O produtor Décio Leismann, de Santo Antônio, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘grandes campeãs raça Holandesa’. A entrega da premiação contou com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn, secretários e vereadores.

Representante da empresa Alta Genetics, região de Constantina (norte do RS), Valdinei Grapiglia esteve pela primeira vez na região. “É muito bom poder conferir de perto o potencial dos municípios neste setor. Até agora só tinha ouvido falar. Pelo que deu para perceber essa região apresenta características parecidas com o Norte gaúcho. Propriedades pequenas e com muito potencial na produção de leite”, disse. Grapiglia destaca que a atividade é trabalhosa mas com um bom rendimento mensal para os agricultores. A sucessão familiar, mão de obra e falta de incentivo governamental são alguns dos problemas apontados pelo profissional.

– Categoria Terneira Menor

1º João Heissler (Cruzeiro do Sul)

2º Décio Leismann (Mato Leitão)

3º Décio Leismann (Mato Leitão)