A votação da Consulta Popular 2020, na qual os gaúchos poderão indicar investimentos prioritários para o governo do Estado, ocorrerá entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro.

Em função da pandemia coronavírus (Covid-19) a votação será pela internet ou por SMS. O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), Heitor Álvaro Petry, destaca que o ano é totalmente atípico, mas que é preciso manter a mobilização. “A pandemia atrasou o calendário e conseguimos fechar o mesmo valor do ano passado (R$ 20 milhões). Ficou de bom tamanho dentro da dificuldade que o Estado está passando tanto em função da crise financeira, como da pandemia. Agora, precisamos nos organizarmos para conseguirmos ver as prioridades regionais”, destaca.
Petry explica que do montante de R$ 20 milhões, R$ 10 milhões serão executados em 2021 e R$ 10 milhões em 2022. Os projetos que comporão a cédula de votação deverão estar em consonância com o caderno de diretrizes, e com os projetos elencados no Plano Estratégico Regional dos Coredes, sobretudo atendendo a área do Desenvolvimento Regional.