O planejamento do ano letivo 2024, na rede municipal, teve continuidade da última sexta-feira (5) com a reunião entre Prefeitura, Emater e famílias interessadas em comercializar produtos para a merenda escolar. O início das aulas em Mato Leitão está marcado para 26 de fevereiro.

A reunião contou com a presença do secretário João Carlos Machry (Agricultura), nutricionista Juliana Stona, Rudinei Pinheiro Medeiros (Chefe do Escritório local da Emater) e extensionista rural/social Lissandra Rebellato. No ano passado, a Prefeitura investiu cerca de R$ 120 mil na compra de mercadorias produzidas por agricultores locais. As três escolas municipais, Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn e Emef Santo Antônio de Pádua (SAP), atenderam em 2023 um total de 560 estudantes.

Para este ano, a agricultura familiar terá novamente papel importante na merenda escolar que será oferecida aos alunos. Diversas famílias, residentes na Vila Santo Antônio, Arroio Bonito, Linha Puhl, Sampaio e Boa Esperança Alta, garantiram produção e venda. A lista de produtos envolve abacate, aipim, alface, banana, batata-doce, bergamota, beterraba, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, feijão, laranja, limão, moranga, morango, pepino, repolho, mel, ovos, tempero verde e tomate.

A expectativa é de que a produção volte ao normal ao longo deste ano nas propriedades. Os agricultores, em 2023, enfrentaram muitos problemas climáticos em situações bem distintas: estiagem nos primeiros meses e excesso de chuva a partir de setembro.

VISITA

Antes do início das aulas, as merendeiras que atuam nas escolas terão uma atividade especial referente a merenda escolar. As profissionais visitarão as propriedades para conhecer a rotina das famílias que produzem e comercializam frutas, legumes e hortaliças.

CURIOSIDADE

Para 2024, a previsão é de que os agricultores comercializem 800 quilos de banana para a merenda escolar. A demanda pela fruta, no entanto, é muito grande nas escolas. No ano passado, por exemplo, foram adquiridas cerca de 7 toneladas.