Em reunião extraordinária no Plenarinho da Câmara dos Vereadores de Santa Cruz do Sul, na terça-feira, 17, os prefeitos associados ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) decidiram aprovar o rateio dos custos do Samu avançado entre os municípios da região.

Atualmente o serviço é prestado pelos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Venâncio Aires. Os custos são divididos entre Municípios, União e Estado, da seguinte forma: municípios aproximadamente R$ 55 mil, união R$ 38 mil e o estado R$ 90 mil, totalizando um custo mensal de R$ 165 mil.

No encontro, ficou definido que novas dez prefeituras irão pagar R$ 0,20 por habitante para auxiliar nas despesas com o Samu a partir do ano que vem. O valor entrará no orçamento dos municípios para 2018, sendo que nos próximos anos os prefeitos continuarão debatendo as melhores formas de manter o serviço beneficiando os cidadãos. Com a mudança, passarão a auxiliar nos valores de manutenção Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde e Vera Cruz. Os prefeitos associados ao Cisvale voltam a se reunir no dia 11 de novembro, em Sinimbu.