No último final de semana, durante os dias 20 e 21, os integrantes do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, estiveram envolvidos em diversas atividades campeiras e culturais que aconteceram no município de Venâncio Aires.

Durante a tarde do sábado, o prendado da entidade participou de um evento promovido pelas Prendas Juvenis do CTG Chaleira Preta, Larissa Sarapio, Laura Galarsa Silveira e Mellissa Storch, que aconteceu no auditório do Parque do Chimarrão. Durante o encontro as Prendas Juvenis do Rio Grande do Sul, Tassya Pereira Marasciulo, Jéssica Villar Rodrigues e Daiana Dal Ros palestraram sobre o tema “50 Anos de Família Tradicionalista: a importância do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) na formação e consolidação dos grupos sociais”.

Durante à tarde do sábado, a convite do 2º Peão Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista (RT), Douglas Kist, os tradicionalistas prestigiaram a palestra ministrada pela presidente do Instituto Escola do Chimarrão, Liliane Pappen, que aconteceu no salão de eventos do Piquete Machry, onde ela falou sobre o tema a “História do Chimarrão e seus Costumes”.

Paralelo a isso, acontecia a Festa Campeira da 24ª Região Tradicionalista. Enquanto os peões participavam das provas campeiras e da seletiva para a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), os jovens tradicionalistas realizavam tarefas no Acampamento e Gincana da Juventude. Com a participação de cerca de 50 jovens, as atividades foram cumpridas durante a noite de sábado, se estendendo até o domingo, 21.

A abertura oficial da Festa Campeira aconteceu no domingo. Este foi o momento em que autoridades tradicionalistas e municipais, laçadores e o Prendado Regional adentraram a pista de laço, trazendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Piá Arthur Martini que está classificado para a Fecars, ladeado por Alan Coutinho e pela Prenda Mirim da 24ª RT, Maria Eduarda Ellwanger da Costa. Prendas e Peões da 24ª RT conduziram as bandeiras até a pista acompanhados pelas entidades participantes. “Foi um final de semana que envolveu famílias tradicionalistas que se reuniram para prestigiar filhos, pais e avós, promovendo momentos de integração em seus acampamentos. Um destaque mais que especial à família Querência da Mata e aos seus jovens que se destacaram participando de todas as atividades realizadas, e ao Peão Igor Hermes que também se classificou na seletiva da Fecars”, relata Cristine Machry, coordenadora do Departamento Cultural do CTG Querência da Mata.

24 de fevereiro de 2016- Educação, Cultura e Desporto