A Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), em parceria com Emater Venâncio Aires, Mato Leitão e Polo Ervateiro Região dos Vales, promoveram curso para tarefeiros com o tema ‘Técnicas de Poda e Colheita de Erva-mate’.

A capacitação (10h/aula), que formou a primeira turma de tarefeiros capacitada da região, ocorreu no último dia 10 de agosto. Os tarefeiros receberam informações sobre poda, colheita e transporte da erva-mate, em acordo a Portaria da Secretaria Estadual da Saúde (154/2019) que se refere as boas práticas de fabricação para a erva-mate e derivados.

O conteúdo apresenta noções de boas práticas, estrutura botânica da planta, comportamento fisiológico da erveira, princípios de uma boa poda e os diferentes sistemas dessa prática. Também foram repassadas informações sobre diagnóstico do erval, condições vegetativas e sanitárias das plantas, desinfeção das ferramentas e utensílio, observações fitossanitárias, higienização no processo, transporte da matéria-prima, medidas de segurança para o trabalhador e rastreabilidade do produto. A poda quando aplicada de maneira adequada possibilita uma boa formação da planta, amplia a produtividade, vida útil do erval e a melhor qualidade da matéria-prima.

A cultura da erva-mate em Mato Leitão está presente em 125 hectares, especialmente na região de Santo Antônio. A capacitação é inclusive destaque no Informativo Técnico do Mate, Infomate/Emater.