Na manhã desta quinta-feira, 27, o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Cosuel, Gilberto Piccinini, foi recebido pela prefeita Carmen Goerck, na sala do gabinete do Executivo. A reunião aconteceu para a assinatura do termo de convênio entre a empresa e a municipalidade, no intuito de viabilizar a construção de um incubatório de aves no município, cujas tratativas estão sendo feitas desde janeiro de 2015.

O convênio diz respeito a concessão de incentivo industrial à Cooperativa. Para isto, serão repassados pelo município R$ 265 mil para a aquisição de uma área de terras para a construção do empreendimento. Além disso, o Poder Público municipal ficará responsável por incentivo de até E$ 200 mil para serviços de terraplanagem da área, instalação de rede trifásica e perfuração de poço artesiano.

De igual forma, a Cooperativa Cosuel, se compromete em investir na construção do incubatório voltado para a produção de frangos de corte, manter suas atividades industriais no município pelo prazo mínimo de 15 anos, a contar do início efetivo de suas atividades, dentre outros compromissos.

A prefeita Carmen Goerck destaca que inicialmente a ideia da municipalidade era buscar a construção de uma unidade de terminação de aves para Mato Leitão. No entanto, a Cooperativa propôs num, primeiro momento, este empreendimento, que foi aceito pelo Executivo, uma vez que a Cooperativa tinha dificuldade de encontrar uma área apropriada na região devido as exigências sanitárias. Ela também destaca que a escolha leva em consideração os benefícios financeiros que ele trará para a Cidade das Orquídeas.

“O retorno deste investimento e o que ele agregará direta e indiretamente será um dinheiro novo para o município. Como gestores precisamos pensar nas próximas gerações e investindo na instalação deste empreendimento no nosso município, estamos garantindo um bom negócio para o futuro”, explica Carmen.

A Administração envolveu o Legislativo e toda a comunidade através de audiências públicas sobre o assunto, que acolheu e aprovou a iniciativa, adiando, inclusive os planos dos vereadores de construir a sede própria para a Câmara de Vereadores. A prefeita Carmen também destaca a importante participação da Emater/Ascar neste processo, representada, em especial, pelo chefe do escritório de Mato Leitão, Claudiomiro de Oliveira.

Além deste projeto, ainda está em andamento em Mato Leitão a implantação de uma unidade de terminação de aves, cujas tratativas já avançaram, beneficiando o município e os produtores associados a Cosuel.

Além do presidente do Conselho de Administração da Cooperativa e da chefe do Executivo de Mato Leitão, também estiveram presentes na assinatura do convênio o presidente Executivo da Cosuel, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o Gerente do Projeto de Frango de Corte Pedro Raul Mallmann, a secretária de Finanças de Mato Leitão, Pierrette Griesang Schmidt, o secretário da Agricultura, Iliceu Burghardt, o vereador e secretário de Agricultura no período do início das tratativas em 2015, Gerson Horn, um dos proprietários das terras adquiridas para a construção do incubatório, Claudio Grodt e um dos envolvidos na busca de área adequada para a implantação do empreendimento e também vereador eleito para a próxima gestão, Volnei Hochsheidt.

27 de outubro de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente