Servidores públicos participam de momento de sensibilização promovido pelo Executivo.

O Executivo Municipal, preocupado com a crise que assola o Rio Grande do Sul e que tem atingido fortemente os municípios, está sensibilizando os servidores de todos os setores públicos de Mato Leitão.
Aderindo a proposta da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Mato Leitão, assim como outros municípios do Rio Grande do Sul, irá realizar uma paralisação nesta sexta-feira, 25, denominada ‘Movimento do Bolo’. O movimento, promovido pela FAMURS, não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo, necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário, uma vez que, hoje a distribuição é feita da seguinte maneira: a União recebe 57%, os Estados 25% e os Municípios apenas 18%.
Neste sentido, na Cidade das Orquídeas, na sexta-feira, 25, será realizado expediente interno nas Repartições Públicas, exceto nos serviços de educação, atividades escolares, serviços de saúde, atendimento dos postos de saúde, onde haverá funcionamento normal, nos horários e locais habituais.
Durante esta semana também está acontecendo no município momentos de sensibilização e mobilização dos servidores por parte da Administração Municipal. No dia de ontem a Prefeita, Carmen Goerck, esteve na EMEF Santo Antônio de Pádua, EMEI Vó Olga e na Câmara de Vereadores, apresentando alguns dados da atual situação financeira do município. Carmen explicou sobre o objetivo do movimento, destacando que cada cidadão pode fazer a sua parte e conscientizar as pessoas de quem são próximos para que, de mãos dadas, seja possível sair da crise que atinge a todo o Estado, e que tem atingindo de maneira significativa a todos os municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Mato Leitão. Destacou que uma das intenções da paralisação é informar e demonstrar à pulação as dificuldades que os municípios vêm enfrentando frente à crise. A sensibilização dos servidores continuará na sexta-feira, quando acontece o dia de paralisação.

DESONERAÇÕES
Mato Leitão, segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), de 2008 a 2014, deixou de receber um total de R$ 9.774.979,88 relativos às desonerações de impostos. Nos anos de 2013 e 2014 o montante que a Cidade das Orquídeas deixou de receber é referente à R$ 3.529.559,97. Todo esse recurso financeiro que o município deixou de receber poderia ter sido investindo no aperfeiçoamento dos serviços prestados no município.