O programa municipal que incentiva produtores rurais deverá ter alterações em Mato Leitão. A ideia do governo Carlos Alberto Bohn e vice Arly Stöhr (Flecha) é simplificar o recebimento do benefício por parte dos agricultores que atualizam anualmente seus dados no Bloco de Produtor Rural.

As principais mudanças, proposta de governo, foram apresentadas na reunião desta semana, dia 3, no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), no Restaurante Skina. O encontro, coordenado pelo presidente e secretário da Agricultura João Carlos Machry, contou também com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn. A lei oferecerá como benefícios adubo, uréia e sementes.

O valor a que cada agricultor terá direito será definido por faixas de produção levando-se em consideração dados registrados no Bloco de Produtor. Neste caso está sendo apresentada outra novidade: média da produção dos anos de 2014 e 2015 semelhante ao sistema adotado pelo governo do Estado no repasse do ICMS.

Com o valor do benefício, o agricultor poderá retirar o produto de preferência no comércio local credenciado. O projeto com a nova sistemática está em elaboração no Executivo sendo necessária a aprovação na Câmara de Vereadores.