Mais de 30 pessoas representando setores produtivos do município participaram na quinta-feira à noite, 27, de uma reunião para avaliar a situação e buscar alternativas visando incrementar as vendas no comércio local. Um grupo foi criado com a missão de dar andamento no trabalho que já recolheu algumas sugestões.

O prefeito Carlos Alberto Bohn e a empresária Marlise Hinterholz, presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), conduziram o encontro na sede da Câmara de Vereadores. “É um assunto de um interesse comum. Precisamos avançar naquilo que é possível para fortalecer e movimentar o comércio. Esse é apenas o primeiro passo neste assunto”, disse Bohn.

Calendário anual de eventos, campanhas publicitárias conjuntas, cursos e qualificações foram algumas sugestões apresentadas e discutidas. O secretário de Finanças Cleberton Ferreira da Silva com o apoio da fiscal Lisandre Thomas apresentaram números da economia e a participação de cada setor no retorno de ICMS, cuja previsão neste ano é de R$ 147 milhões. A indústria é o principal setor com 55%, seguido da agricultura com 24% e comércio no índice 11%.

Questões da legislação nas áreas tributária, ambiental, sanitária e ainda da realização de feiras eventuais/temporárias também foram abordadas na reunião. Após quase duas horas foi constituído um grupo de trabalho para dar andamento nos debates.

EMPRESAS

– Comércio: 172

– Indústria: 50

– Serviços: 209

Marlise Hinterholz e o prefeito Carlos Alberto Bohn

GRUPO

Marlise Hinterholz, Vanderlei Uhry, Lisete Sebastiany, Mário Mees, Rosane Fischer, Magali Heisler, Alexandro Aguiar, Elton Uhlmann, Pedro Eli Reis dos Santos (Parceiro), Gelson Heinen, Ariane Hendges e Carlos Ruschel. O primeiro encontro do está marcado inicialmente para 8 de maio, 19h, na sede da Prefeitura.