Durante a gestão da prefeita Carmen Goerck e do vice-prefeito Sergio Machado, a prioridade foi o investimento nas pessoas, garantindo recursos para aprimorar todas as áreas. Desta forma, os avanços na saúde, educação, assistência social, na agricultura, na indústria e no comércio, buscando o desenvolvimento e fortalecimento financeiro foram prioridades adotadas pelo governo. Além disso, foram realizadas obras na cidade e no interior, como a pavimentação asfáltica e a construção de academias de saúde. “Procuramos trabalhar nos 48 meses de mandato, sempre buscando o equilíbrio financeiro do nosso município, avançando com cautela e prudência”, relata a prefeita Carmen Goerck.

Entre as principais obras está a criação da Escola Emef Ireno Bohn com atendimento em tempo integral do 1º ao 5º (a ser implantado em 2017), e a ampliação da Emei Vó Olga e da Emef Santo Antônio de Pádua, contabilizando 11 salas de aula construídas (1271m²),  equipadas e ocupadas num investimento superior a R$ 1,6 milhões em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além da construção da Biblioteca Pública. Também se inclui a construção e estruturação do Parque Municipal das Orquídeas, com investimento feito através de recursos próprios na ordem de R$ 500 mil;

Outra significativa obra feita realizada gestão foi a construção da Ponte José Henz, sobre o Arroio Sampaio, no valor de R$ 432.250,04 com apoio do Ministério da Integração Nacional. Um pleito muito requisitado pela população e que foi atendido pela Administração Municipal foi a pavimentação rural em Sampaio e Arroio Bonito e a pavimentação urbana, que contemplou as Ruas Santa Inês, Arnaldo Bourscheid, João Wildner, Ervino Leopoldo Kuhn (todas concluídas), Wendelino Heinen e Zeno Henrique Assmann (em fase de execução), com investimento de R$ 3.527.529,74, totalizando 34.890,60m²; além de 1.929,59 m² de passeio público (Projeto Calçada Legal).

Foram construídas 13 academias de saúde, localizadas tanto na sede como nas comunidades, totalizando 13, num investimento de R$ 178.126,92. Além disso, o Executivo priorizou o apoio a todas as entidades do município com fornecimento do projeto para PPCI na forma de melhorias das sedes da Assoessa (telhado), União (vestuário e cancha bocha), Assosersa (melhorias internas) e construção do Centro Comunitário Vida Nova totalizando mais de R$270 mil.

Na saúde houve a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da sede, reorganização dos espaços com instalação de sala de observação, farmácia externa, secretaria, implantação da segunda equipe de ESF em Vila Santo Antônio, adesão ao PMAQ, NASF, SAMU, municipalização do serviço de fisioterapia e exames laboratoriais. Na Assistência Social aconteceu a implementação da equipe mínima exigida para o Centro de Referência Social (CRAS) e local adequado, além de apoio a habitação, com 35 casas entregues, num investimento superior a um milhão de reais;

Foi efetuada a renovação da frota de veículo e equipamentos da Saúde (5), Educação (3), Gabinete (1) e Agricultura (12), num investimento superior R$ 2,7 milhões. Além disso, essa gestão se preocupou em apoiar o projeto inovador da Cooperativa Cosuel com repasse de R$ 265 mil para aquisição da área que viabilizará a construção do incubatório de aves no município.

Além desses investimentos, já estão contratadas as obras de melhorias da água com recursos da Funasa no valor de RS 1.499.749,46; sanitários, copa e cercamento do Parque Municipal das Orquídeas na ordem de R$ 169.914,85, através de recursos do Ministério do Turismo (aguardando liberação para início das obras); e Saúde, na qual há o recurso de R$ 150 mil para a aquisição de veículo e equipamentos.

29 de dezembro de 2016 – Administração