Dois importantes projetos para a economia de Mato Leitão foram oficialmente apresentados nesta quinta-feira à tarde, 4, para autoridades e imprensa dos vales do Rio Pardo e Taquari. Os investimentos na construção do Condomínio Avícola e Unidade Incubatório giram em torno de R$ 20 milhões.

Em Sampaio Baixo, um ato oficial lançou a pedra fundamental da Condomínio Avícola, integrado por 16 produtores de Mato Leitão, dois de Cruzeiro do Sul, além de uma cota da Dália Alimentos. A construção dos oito pavilhões e demais estruturas, que começou em dezembro do ano passado, deverá ser concluída ainda neste semestre com investimento dos próprios associados, cerca de R$ 7,5 milhões. “É um momento marcante para o Município. Muitas pessoas se envolveram e acreditaram nesse projeto, priorizando as futuras gerações”, disse o prefeito Carlos Bohn.

Ato no condomínio, em Sampaio Baixo

O Chefe do Executivo lembrou da conversa com o proprietário das terras, agora sede do condomínio. “Naquela oportunidade, durante os contatos para compra do terreno, Paulo Roberto Pilz disse: sei da importância e grandeza deste projeto. Hoje, ele é inclusive sócios do condomínio”, citou. Projeta-se que o empreendimento represente R$ 400 mil de retorno de ICMS para a administração em 2022, quando o condomínio estiver em plena produção.

O presidente do condomínio, João Carlos Machry, que também é o secretário da Agricultura, resgatou a trajetória do grupo cuja primeira reunião com produtores ocorreu em 2016. “Os primeiros passos foram difíceis, mas sempre olhando pra frente. Juntos pensamos no futuro”, disse. Com esses investimentos na produção de frango de corte, Machry prevê que o setor assuma uma posição de destaque no ranking do setor primário.

Para o presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Piccinini, o lançamento da pedra significa o momento histórico. “São produtores empreendedores. É riqueza para o município, distribuição de renda, qualidade de vida para as famílias. Esse é o Brasil, Rio Grande e Município que dá certo”, completou.

PALANQUE PEQUENO

A imprensa regional teve também a oportunidade de conhecer o prédio da Unidade Incubatório, em Palanque Pequeno. O investimento da Dália gira em torno de

R$ 12,5 milhões. Quando estiver em funcionamento, o empreendimento terá a capacidade de produzir até 1,2 milhão de pintos ao mês, que posteriormente serão encaminhados para os condomínios de produção de frango de corte.

Prefeito Carlos Bohn concedendo entrevista em Palanque Pequeno