Na última quarta-feira, 15, 54 produtores participaram de uma oficina para estudar sobre o leite. Todos estes são participantes da Escola do Leite, um projeto inédito criado pela Dália Alimentos, que se encontra em andamento nos municípios que compreendem a região de Arroio do Meio, da qual Mato Leitão Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e outros municípios fazem parte. Neste dia, participaram das aulas os associados que produzem leite nos municípios próximos a Venâncio Aires e Mato Leitão.

Como de praxe, a aula foi realizada na propriedade de um associado. Desta vez quem recebeu os participantes da escola foi o casal Alceu Paulo e Maria Lúcia Burghardt, na localidade de Vila Santo Antônio, no interior do município de Mato Leitão. São dez hectares dedicados à atividade leiteira que, atualmente, conta com 14 vacas em lactação e uma produção média de 350 litros por dia.

Ao receber o módulo que tratou sobre “Controle de Mastites”, ministrado pela técnica em agropecuária Bruna Nardi, Alceu e Maria também se inteiraram de informações para melhor gerir a propriedade. Para o casal, embora atuando com leite há anos, sempre há o que aprender para qualificar os índices e resultados. “A iniciativa da Dália é muito boa. A gente sempre aprende mais, além de trocar informação com nossos colegas agricultores que passam pelos mesmos problemas que nós”, comentou Alceu.

Prestigiando a Escola do Leite, a prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, elogiou o pioneirismo da Dália em conduzir um projeto deste gênero, que informa e qualifica os produtores. “Hoje, tudo está pautado na informação, no conhecimento, na tecnologia, no manejo e na modernização. Para se obter lucratividade é preciso ter qualidade e produtividade e é isso que a Escola do Leite propõe fazer com os produtores.” O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Mato Leitão, Iliceu Burghardt e o chefe do escritório local da Emater Ascar, Claudiomiro de Oliveira, também prestigiaram a Escola do Leite.

O quarto e próximo módulo de aulas ministradas pela Escola do Leite tratará sobre “Pastagens de Inverno e Verão” e será conduzido pelo técnico em agropecuária Roni Roese. Para os produtores da região de Mato Leitão e Venâncio Aires, o tema será abordado no dia 13 de julho, na propriedade de Décio Leismann, em Vila Santo Antônio, interior de Mato Leitão.

Escola do Leite

O projeto Escola do Leite teve início em 2013 e percorre as propriedades rurais com a finalidade de levar conhecimento e informação aos associados que produzem leite para a Dália Alimentos. Este é o novo modelo de assistência técnica da cooperativa.

  • Com informações da Assessoria de Imprensa Dália Alimentos 
21 de junho de 2016 – Agricultura e Meio Ambiente