Técnicos da Emater e Secretaria da Agricultura elaboraram um relatório preliminar das perdas decorrentes do vendaval no setor primário. A estimativa é de que 789 famílias de agricultores foram afetadas de alguma maneira.

Com a interrupção de energia elétrica os produtores perderam grande quantidade de leite. Aqueles que possuem gerador próprio, por sua vez, tiveram custo adicional de combustível para manter a produção. Outra grave situação envolve agricultores que fornecem alimentos para merenda escolar e agroindústrias. Várias estruturas de estufas plásticas acabaram danificadas, num montante estimado em R$ 291 mil.

Os moradores também contabilizaram perdas no armazenamento de alimentos para consumo alimentar envolvendo carne e demais produtos que necessitam de refrigeração.

TELHADOS

Prédios públicos também foram atingidos pelos fortes ventos. As equipes da Prefeitura constaram problemas nos telhados na Emef Santo Antônio de Pádua, Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn e ainda no Colégio Poncho Verde. A sede da Prefeitura também teve telhadas quebradas e parte do telhado precisou de reparos.

Prédio da Prefeitura também teve danos

CULTURA (estimativa de prejuízo)

– produção de leite: R$ 276 mil

– milho: R$ 174 mil