Na manhã de hoje, 20, aconteceram as provas escritas para todas as categorias que participam da 46ª Ciranda Cultural de Prendas. Neste ano, o concurso realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ocorre juntamente com o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda, de Passo Fundo (7ª RT), em parceria com a Administração Municipal, daquele município.

O evento contará com a participação de 90 candidatas das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Rio Grande do Sul e revelará a sucessora de Marina Giolo, atual 1ª Prenda do RS, anfitriã do evento, bem como da demais oito jovens que vão representar o estado, a partir deste sábado, 21, até maio de 2017. Representando a Cidade das Orquídeas está Maria Eduarda Ellwanger da Costa, na categoria Mirim, que leva o nome do CTG Querência da Mata.

Além de Maria Eduarda, ainda participam do concurso as outras duas primeiras prendas da 24ª Região Tradicionalista. Na categoria adulta está Débora Aline Reiher, que representa o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, de Venâncio Aires e Jéssica Thaís Herrera, representante do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, que concorre na categoria juvenil. A Coordenadora Cultural, Mariele Ferreira, será a representante oficial da 24ª RT, no evento. Integrantes das entidades representadas acompanham as concorrentes, bem como familiares e amigos. As participantes de todo o Estado foram recepcionadas na tarde de ontem e retornaram para suas cidades no domingo, 22.

Provas
Nesta manhã ocorrem as provas escritas para todas as categorias, já à tarde será a vez das Mostras Folclóricas. À noite realiza-se a solenidade de instalação da edição e despedidas das atuais Prendas do RS. O sábado é o dia das apresentações artísticas.  As demais notas da comissão avaliadora serão a respeito das habilidades da declamação, música ou instrumento, conhecimentos da tradição por meio da prova oral, além das danças tradicionais e de salão. Durante o fandango oficial, à noite, serão conhecidas as novas representantes do MTG, gestão 2016/17.

20 de maio de 2016 – Tradicionalismo