Desde a semana passada, com a confirmação da catástrofe ambiental que atingiu inúmeros municípios da região, Prefeitura de Mato Leitão, empresas, entidades e voluntários estão mobilizados para ajudar famílias desabrigadas.

A localização geográfica da Cidade das Orquídeas fez com que o município não fosse diretamente afetado pela enchente que atingiu a região. Por outro lado, municípios nas margens do Rio Taquari, tiveram danos materiais incalculáveis, serviços essenciais e milhares de pessoas diretamente atingidas, inclusive com perdas totais de casas, empresas, móveis e outros bens. Inúmeras famílias continuam inclusive desalojadas e sem perspectiva de dar continuidade a sua rotina de vida.

Desde o dia da catástrofe, a Prefeitura de Mato Leitão, entidades, empresas locais, escolas e voluntários (individualmente ou em grupo) se mobilizaram para colaborar e contribuir com doações, serviços e alimentação para amenizar a dor das pessoas que perderam tudo. Os materiais doados foram direcionados para os locais indicados como prioritários pela Defesa Civil Regional.

O prefeito Carlos Alberto Bohn tem mantido contato constante com prefeitos da região para manifestar solidariedade e colocar o Município à disposição para atuar nas forças-tarefas. Na última sexta-feira, dia 8, o Chefe do Executivo assinou o decreto nº 5.143, que ‘declarou situação excepcional de intervenção humanitária do Município, estabelecendo procedimentos e ações solidárias para prestar auxílio às regiões atingidas pela catástrofe climática’.

A medida envolve auxílio material e humano às áreas e moradores dos municípios do Vale do Taquari. Mato Leitão está auxiliando em diversas frentes para auxiliar no enfrentamento da situação, bem como material e equipamentos, serviços de máquinas leves ou pesadas. As equipes de ajuda seguem orientações definidas pela e Defesa Civil regional e estadual, de acordo com as necessidades de cada município atingido.

DOAÇÕES

A mobilização da comunidade, com coordenação do Gabinete da Primeira-Dama Vera Beatriz Lermen Bohn, arrecadou diversas doações que foram concentradas na Secretaria da Assistência Social, Habitação e Cidadania, e CRAS/Mato Leitão.

“A nossa região sofreu um grande impacto e o reflexo disso será sentido por todos nós nos próximos meses e talvez anos. A força da cooperação e do capital social e humano é o que fará a diferença na reconstrução de tudo que foi perdido e abalado. Precisamos pensar em ações reais que podemos implementar no nosso dia-a-dia e no nosso município para evitar ou minimizar os impactos desses fenômenos climáticos que, como dizem os jornais, serão cada vez mais recorrentes”, destacou Vera Bohn.

AÇÕES DA PREFEITURA

– deslocamento de maquinário e caminhões para atender os municípios atingidos;

– cessão e convocação de funcionários para executar ações pontuais nos municípios atingidos;

– campanha para arrecadação de material de limpeza (baldes, detergentes, enxadas, pás, panos, rodos) e de recipientes descartáveis para acondicionar marmitas a ser entregue no CRAS/Mato Leitão e, após, enviado para o Centro de Recebimento e Distribuição Regional, localizado na Rua Sabiá, 1.380, Bairro Carneiros, em Lajeado;

– campanha para doação de material de construção e ração de animais que será recolhido pelo Município e transportado para central de recepção e distribuição instalado na Rua Rosalina Schneider Baron, 14, Bairro Campestre, Lajeado