Os municípios do Vale do Rio Pardo seguem na bandeira ‘laranja’ do sistema distanciamento controlado do governo do Estado na pandemia coronavírus (Covid-19). Pela segunda semana consecutiva os municípios conseguiram reverter a classificação preliminar que apontava para a bandeira ‘vermelha.

O governador Eduardo Leite anunciou ontem à tarde (20) a resposta para diversos recursos apresentados por associações e municípios. A região do Vale do Rio Pardo, que inclui Mato Leitão, permanece na bandeira ‘laranja’ que indica risco médio. O principal ponto considerado para mudar a classificação da região foi o fato da maior parte dos pacientes internados em UTIs dos hospitais do Vale do Rio Pardo serem de outras regiões do Estado.

As bandeiras são vigentes a partir da 0h desta terça (21/7) até as 23h59 da próxima segunda-feira (27/7).

MUDANÇA

O Governador Eduardo Leite anunciou que se reunirá com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para discutir mudanças no modelo de Distanciamento Controlado. O encontro ocorrerá nesta semana e visa dar mais liberdade para os prefeitos. De acordo com Leite, as futuras mudanças não significam o fim do modelo com bandeiras. “Vai reforçar o modelo, compartilhando responsabilidades para que consigamos vencer o coronavírus com o menor impacto possível na economia. Para só estabelecermos restrições nas atividades econômicas se for efetivamente necessário”, explica.

Ainda conforme o Governador, a mudança representará um avanço, um novo passo na cogestão do modelo de distanciamento.