O prefeito Carlos Alberto Bohn recebeu na semana passada a visita do coordenador regional da Defesa Civil, Tenente-coronel André Ricardo Pereira Silvério. Com sede em Lajeado, a coordenadoria é responsável por 62 municípios de toda a região. Gilberto Pfeifer, responsável pela Defesa Civil Municipal, acompanhou a reunião.

No encontro, Silvério se colocou à disposição do município para orientações em casos de desastres naturais, principalmente nos procedimentos para atendimento às pessoas e montagem de processos visando a decretação de emergência. No ano passado, o prefeito Carlos Alberto Bohn precisou emitir dois decretos, ambos homologados e reconhecidos pelo Estado e União.

Em nível local, a Defesa Civil coordenada por Gilberto Pfeifer está estruturada para entrar em ação em situações de risco contando principalmente com o apoio das secretarias de Obras, Agricultura e Assistência Social, além da Emater. Silvério destacou a importância da organização do grupo de trabalho principalmente no levantamento dos danos visando o correto preenchimento dos relatórios.

LEITE

A crise do leite também foi pauta da reunião que contou com a presença dos técnicos da Emater, Claudiomiro Oliveira e Rudinei Medeiros. Vários municípios da região cogitaram a possibilidade de emitir decreto de emergência ou até calamidade. Silvério esclareceu quais critérios técnicos são observados pelos órgãos públicos. O coordenador informou que, neste caso, não cabe decreto por não se tratar de desastre natural.

DECRETOS

Em junho uma enxurrada causou danos acima de R$ 1,5 milhão no setor primário, estradas, ponte e bueiros. Em outubro, forte vendaval danificou casas, empresas, propriedades rurais e diversas culturas, danos de R$ 2 milhões.

VERBA

Após reconhecer o primeiro decreto, Ministério da Integração Nacional repassou verba de R$ 12 mil para reparos em bueiros no Acesso 20 de Março, Linha Hillesheim e na ponte do Arroio Sampaio, em Sampaio Baixo.

Verba federal garantiu reparos na estrutura