Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) estiveram reunidos nesta terça-feira (24) para mais uma assembleia, desta vez de forma presencial depois de sete meses.

A reunião teve na pauta a apreciação das flexibilizações na pandemia coronavírus (Covid-19) apresentadas pelo governo do Estado no decreto 56.304, como a ampliação de 150 para 350 pessoas em eventos infantis, sociais e de entretenimento, que foi aprovada.

Os gestores também ajustaram a ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo na prática de atividades físicas em academias, clubes, centros de treinamento, piscinas, quadras e similares, flexibilizando mais que o Estado. Em ambiente aberto, a regra agora é 1 pessoa para cada 4m² de área útil, enquanto que no fechado, 1 para cada 8m² de área útil. O distanciamento interpessoal mínimo entre atletas deve ser de 1m.

Já nos protocolos variáveis dos restaurantes e bares, também foi alterada a ocupação máxima, antes permitida em 50% do PPCI. Agora, passa a vigorar conforme a capacidade total do PPCI, com distanciamento de 2m entre as mesas. O número de músicos permitidos também aumentou de três para cinco.

O documento com todas as alterações deve ser publicado pela equipe do Comitê Técnico Regional ainda hoje no site da Amvarp (www.amvarp.org.br). Cada Prefeitura ainda precisa aprovar o seu próprio decreto municipal.

Outras pautas abordadas na assembleia desta terça foram a privatização da Corsan, a reestruturação da Aturvarp, a aprovação do rateio entre os Municípios para manutenção do atendimento do SAMU Avançado, além de discussões sobre o novo programa estadual Assistir, de distribuição de incentivos hospitalares.