O professor Hélio Kniphoff da Cruz, acompanhado pela companheira e filho, visitou a Escola Santo Antônio de Pádua (SAP) no último dia 15 de maio atendendo convite dos professores Cesar Reiter e Rosirene Petter Quinot. Ele conversou com as turmas de 8ºAnos A e B.

Os alunos estão fazendo um resgate histórico da comunidade onde a escola está inserida, projeto surgiu a partir do trabalho ‘União Faz a Vida’, parceria entre Prefeitura, Univates e Sicredi. O professor Hélio e sua falecida esposa Lúcia iniciaram a atuação na escola em 1962. A conversa foi bastante informal e cheia de significados.

Ele contou como era a comunidade na época, os alunos e a escola. Falou que as crianças eram bastante carentes, vinham de chinelo e que Santo Antônio tem esta característica de frio forte e que eles enchiam latas de querosene e de brasas do ‘borralho’ (lugar para secagem da erva com brasa) para colocar na sala de aula e aquecer os alunos.

O professor lembrou que com a ajuda do Associação de Pais e Mestres (APM) compraram uma TV e assistiram a Copa do Mundo de 70. “Foi uma grande alegria para alunos, pais e vizinhos vieram para a escola”, disse. Hélio citou que a religiosidade tocava a comunidade, tanto que havia uma capelinha numa casa, onde iam rezar.

BRINCADEIRAS

Um dos questionamentos ao professor tratou das brincadeiras na escola. As opções naquela época eram bola de couro, bolão, bolãozinho de mesa, caçador e que a comunidade gostava muito de bocha e futebol.