Propriedades de leite que participam do Programa BPF foram certificadas pela Languiru

 

 

Nesta terça feira, dia 29 de setembro, a Cooperativa Languiru certificou propriedades rurais de associados que participam do programa Boas Práticas na Fazenda (BPF). Na ocasião foram reconhecidas propriedades com produção de leite de vários municípios e Mato Leitão estava dentre eles. Três produtores da Cidade das Orquídeas: Flavia e Andre Schorr, Luciane e Gerson Horn (Secretário da Agricultura) e Vitor Hugo e Maria Jaeger receberam a certificação.
A Prefeita de Mato Leitão, Carmen Goerck, prestigiou o evento, destacando a importância da certificação para os produtores que aderiram ao programa. De acordo com a direção de lacticínios a iniciativa da cooperativa busca orientar os produtores de leite associados a adotar procedimentos e controles que contribuem para aumentar a qualidade e a segurança do leite.
Essas propriedades somam-se as demais totalizando 29 propriedades certificadas. “Estes produtores servem de exemplo, neste programa que é pioneiro entre as cooperativas gaúchas”, destacou o coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier.
A direção também prestigiou a entrega de certificados. Na ocasião, o presidente, Dirceu Bayer, reafirmou o valor dessa certificação. “Isto simboliza o bom trabalho desenvolvido nas propriedades rurais de associados da Languiru, com eficiência produtiva e qualidade. É um passo importante para a profissionalização da atividade, garantindo a qualidade dos produtos Languiru desde a origem da matéria-prima.”
O vice-presidente, Renato Kreimeier, destacou a bonificação por qualidade no pagamento do leite aos associados da Languiru. “A cadeia produtiva do leite exige que, cada vez mais se pague por qualidade ao invés de volume de produção. E é nesse quesito que o programa Boas Práticas na Fazenda desenvolvido pela Languiru está focado. A cooperativa busca constantemente o profissionalismo em todos os setores”, destaca.

O programa BPF

O programa de Boas Práticas na Fazenda (BPF) da Cooperativa Languiru avalia 53 itens das propriedades leiteiras. Entre esses estão capacitação dos ordenhadores, destinação de dejetos, utilização de drogas veterinárias, limpeza e manutenção de equipamentos, armazenamento do leite, bem-estar animal, qualidade da água, manejo sanitário e alimentação do rebanho.
Seu propósito é providenciar padrões mínimos para as operações nas propriedades rurais que fornecem leite cru à Indústria de Laticínios da Languiru, assegurando o fornecimento de um leite com mais qualidade e segurança de forma sustentável.
Com a Certificação BPF, o produtor recebe como bonificação o acréscimo de R$ 0,02 por litro de leite no período de um ano, até a próxima auditoria externa, realizada por empresa terceirizada. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas com o Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru.