O plantio da citronela, planta medicinal, é uma alternativa na campanha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Nos últimos meses, Mato Leitão registrou um significativo aumento nos focos do inseto e, consequentemente, crescimento nos casos da doença.

Entre as ações adotadas pelo Setor de Endemias (Secretaria Municipal da Saúde) para evitar a proliferação do inseto está o plantio da citronela, considerado um repelente natural. O projeto Plantas Bioativas foi desenvolvido por alunos da Emef Santo Antônio de Pádua, na Vila Santo Antônio.

A turma do 7º Ano B, coordenados pela professora Simone Schwendler, realizou o plantio de mudas da citronela no entorno da escola. A atividade contou com o apoio da Agente de Endemias, Tatiana Raquel dos Santos Jacobi, Emater e secretarias da Educação e Saúde. Plantas que emanam cheiros fortes, como a citronela, são capazes de afastar insetos, inclusive o mosquito Aedes aegypti.

A proposta de implantar as Plantas Bioativas, destaca Tatiana Jacobi, é de expandir a ação para as demais escolas e comunidades de Mato Leitão.

BIOATIVAS

Plantas bioativas são consideradas aquelas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos e cujo efeito pode se manifestar tanto pela sua presença em um ambiente, quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas. Dentro deste conceito, estão as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, entre outras.

CITRONELA

Além de ser um poderoso repelente natural para insetos (mosquitos, moscas e formigas), a citronela é também aromatizadora, bactericida e calmante, amplamente utilizada na composição de cosméticos e produtos de limpeza.