A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, que projeta ações em quatro áreas, está concluída. Um relatório com quatro 500 páginas elaborado pela equipe da Lógica Assessoria Ambiental Inteligente foi entregue ao Executivo para elaboração de projeto de lei que seguirá para avaliação e votação na Câmara de Vereadores.

O planejamento para os próximos 20 anos prevê proteção dos recursos hídricos e promoção da saúde pública. Um dos itens que traz novidades é o esgotamento sanitário que projeta a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) compactas em vários pontos do perímetro urbano. Atualmente, o sistema mais adotado nas residências é o individual através de fossa séptica (caixa de inspeção, tanque séptico, filtro e sumidouro), com mais de 1.030 casas.

Estudo da equipe da Lógica sugere para o futuro, levantando-se em consideração características da área urbana, a implantação de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Compacta (nove unidades) que tratarão do esgoto em locais distintos e pontuais. Esse sistema já é usado na Vila Kroth, desde 2012. Trata-se de uma operação simples que traz economia de espaço, mão de obra, bem como eficiência no tratamento, não agredindo o meio ambiente.

Estação de Tratamento de Esgoto construída na Vila Kroth

O tratamento de esgoto é fundamental para melhorar as condições sanitárias, conservar recursos naturais, eliminar focos de poluição e contaminação do solo, água e ar, além de reduzir doenças. Uma das prioridades para receber uma ETE Compacta é a região do Loteamento Boa Vista, tendo em vista problemas de solo (rochas) na instalação atual de fossas sépticas.

PASSO

A partir do relatório a Prefeitura trata agora da elaboração de um projeto de lei com a atualização do Plano Municipal do Saneamento Básico. O assunto será avaliado e votado na Câmara de Vereadores.

ETE COMPACTA

Benefícios: atendimento de um grande número de habitantes; pode ser ampliada; eficiência acima de 90% de remoção de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), ou seja, quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica; baixa produção de lodo; ausência de odor; baixo consumo de energia; simplicidade operacional.

ÁREAS DO PLANO

– abastecimento de água potável

– esgoto

– drenagem pluvial