Secretária da Saúde apresenta relatório de produção em Audiência Pública.

Na última terça-feira, 22, aconteceu na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública com a finalidade de demonstrar o Relatório Financeiro e de Produção das duas Unidades Básicas de Saúde do município no segundo quadrimestre deste ano.
Após a abertura feita pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Renê Bick, a Secretária da Saúdem, Miriam Heinen Marques da Silva fez o uso da palavra, apresentando ao público presente os dados apurados deste segundo quadrimestre.
No que diz respeito ao Relatório de Produção das Unidades Básicas de Saúde foi possível apurar que foram agendadas 615 consultas na Estratégia Saúde da Família (ESF) I (Centro) e 212 na ESF II (Santo Antônio), além do atendimento a 2.253 pacientes em consultas sem agendamento na ESF I e 1.854 na ESF II. Quanto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e enfermeira, as consultas agendadas para o atendimento somaram 465 pacientes, sendo que para atendimentos sem agendamento foram registrados 224 pacientes.
Foram registradas 331 consultas para o dentista na ESF e 575 na UBS. Além disso, a Secretária apresentou o número de visitas realizadas por paciente, onde foram contabilizadas 4.056 na ESF I e 2.351 na ESF II. Os atendimentos de médico, pré-câncer, verificação de pressão, curativos, entre outros contabilizaram 3.245 atendimentos na ESF I e 1.874 na ESF II.
Nas consultas SUS Referência foram apurados 510 consultas encaminhadas aos municípios de Candelária, Faxinal, Venâncio Aires, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, nas seguintes especialidades: oftalmologista, otorrinolaringologista, cirurgião geral, traumatologista, cardiologista, neurologista, nefrologista, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e oncologia, que a cada mês surgem novos pacientes. Foram realizados 334 exames, dentre eles Raio X, ecocardio, teste esteira, ecodoppler e mamografia, nas cidades de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada.
Foram realizadas 76 viagens a Porto Alegres, 150 à Santa Cruz do Sul, 42 à Candelária, 58 a Lajeado, três para Encruzilhada, 25 para Faxinal, dez a Rio Pardo e 13 à Cachoeira.
O levantamento de internações nos hospitais da região apresentam os seguintes números: 70 no Hospital São Sebastião Mártir de Venâncio Aires; seis no Ana Nery em Santa Cruz do Sul; três no Hospital Santa Cruz também de Santa Cruz do Sul; um no Hospital Pelotas, de Pelotas; cinco no Hospital Candelária de Candelária; três no Hospital Bruno Born de Lajeado e uma no Hospital Faxinal de Faxinal, totalizando 89 internações.
A Secretária ainda apresentou o Relatório Financeiro das Unidades e durante sua fala, aproveitou para salientar a preocupação da Secretaria da Saúde e da Administração Municipal em relação ao cancelamento de atendimentos da Referência, por falta de envio de recursos do Estado, devido à crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul, que atinge a todos os municípios. Mato Leitão também tem sofrido muito com atrasos de recursos na saúde, mas ainda assim tem mantido todos os programas da saúde.