Localizado em Sampaio Baixo, o Condomínio Avícola Mato Leitão trabalha na terminação do terceiro lote de aves. Este último é oriundo do incubatório próprio da Cooperativa Dália Alimentos, também localizado em Mato Leitão, na localidade de Palanque Pequeno.

São 35 mil aves por pavilhão, totalizando 280 mil aves. Ao todo são nove condomínios localizados nos municípios de Anta Gorda, Encantado, Encantado (São Luís), Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa e Relvado. No total, desde o primeiro alojamento, já foram abatidos dez lotes na unidade frigorífica da Dália Alimentos, em Arroio do Meio. Mato Leitão conta com um condomínio e a unidade de produção de pintos (incubatório). A Prefeitura apoiou os empreendimentos com o repasse das áreas, serviços de máquinas, redes de água e luz, além dos acessos aos locais, investimento próximo de R$ 2 milhões. O condomínio conta com 7 funcionários e o incubatório com outros 30 postos de trabalho.

PINTO

O Incubatório da Dália Alimentos registrou o nascimento do primeiro pintinho no dia 11 de outubro. Ele foi batizado como Golden Chicken número 1, já que ‘Golden Chicken’ é o nome dado à Linha de Frango Dália, no mercado desde fevereiro deste ano.

O fato é mais um marco histórico para a Dália, que ingressou na avicultura para diversificar o seu mix de produtos em 2019, junto à suinocultura e à pecuária leiteira. A Dália estruturou um programa completo, desde o matrizeiro, o incubatório, os condomínios para a criação dos frangos até o frigorífico para o abate das aves, além das fábricas de rações e farinhas.

Semanalmente, são incubados 86 mil ovos, com uma média entre 73 e 75 mil pintinhos nascidos. Quando todas as fases do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos estiverem 100% concluídas, com previsão para agosto de 2021, o incubatório deverá gerar 1,250 milhão de pintinhos por mês.