Todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Essa medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de ‘dose zero’, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A ação é uma resposta imediata do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados. Nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou novo boletim com os casos de sarampo. O Brasil registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio e 10 de agosto, 1.680 casos de sarampo em 11 estados.

A Sala de Vacinas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central funciona diariamente no horário das 8h até 11h30min e 12h30min e 16h30min. No próximo dia 4 de setembro, primeira quarta-feira do mês, será o dia de horário estendido com atendimento das 8h às 11h30min e 12h30min às 20h30min. É indispensável a apresentação da Carteira de Vacinação da criança para acompanhamento e atualização.

O que é?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Sintomas: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso.