Depois de uma cavalgada de 280 quilômetros a centelha da Chama Crioula chegou neste domingo (27) no Parque Municipal de Eventos, na Vila Santo Antônio, dando início aos festejos farroupilhas.

Os tradicionalistas do CTG Querência da Mata, juntamente com cavaleiros dos CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco, ambos de Venâncio Aires, saíram de Cristal no último dia 19 de agosto. A cavalgada passou por municípios como Chuvisca, Barrão do Triunfo, Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, São Jerônimo, General Câmara e Venâncio Aires. A chegada em Mato Leitão, por volta das 11h, teve recepção de familiares e público em geral.

O prefeito Carlos Alberto Bohn destacou a demonstração de amor dos tradicionalistas pelo Rio Grande Sul. “Graças a vocês, o tradicionalismo segue forte em Mato Leitão. Não é fácil percorrer quase 300 quilômetros a cavalo. É sempre um grande orgulho pra nós (Prefeitura) participar destes momentos”, disse.

O coordenador da Cavalgada da Integração, Renato Dameda, citou das dificuldades que a comitiva enfrentou neste ano. “Enfrentamos chuva, granizo, vendaval e muito frio durante a cavalgada. Infelizmente perdemos até um cavalo, que morreu após ser picado por cobra. São situações que acontecem. Pudemos reviver o que os tropeiros passaram no passado”, comentou.

Ao agradecer a participação dos tradicionalistas, apoio das famílias e da Prefeitura, Dameda revelou que a próxima cavalgada já está sem planejada. “Em 2024, vai uma mais uma grande jornada, com duas semanas de cavalgada. O acendimento será em Alegrete, distante cerca de 500 quilômetros”, disse.

O Querência da Mata participou da cavalgada com 10 cavaleiros, além da equipe de apoio. No total, a Cavalgada da Integração, contou com mais de 20 tradicionalistas.