Os cavalarianos do CTG Querência da Mata concluíram no final da tarde deste domingo (5) a cavalgada com uma centelha da Chama Crioula 2021. O acendimento ocorreu em Encantado, junto ao Cristo Protetor.

A comitiva com mais de 20 cavalarianos e equipe de apoio foi recepcionada por autoridades, familiares e tradicionalistas no Parque Municipal das Orquídeas, na Vila Santo Antônio. A cavalgada percorreu 145 quilômetros com quatro dias de jornada passando por diversos municípios do Vale do Taquari. “Revivemos a lida dos nossos antepassados. É o cultivo a tradição gaúcha”, disse o patrão Renato Dameda. O prefeito Carlos Alberto Bohn destacou que a cavalgada mantém ‘viva a tradição gaúcha’. “O sentimento no encerramento de mais uma cavalgada é de gratidão em nome de toda a população. Vocês (tradicionalistas) sempre fazem a cavalgada como muito orgulho. Além disso, levam o nome de Mato Leitão para muitos lugares”, afirmou.

O CTG Querência da Mata realizou uma homenagem especial para as prendas em referência a Anita Garibaldi, homenageada nos festejos farroupilhas deste ano. As mulheres (todas as idades) realizaram uma rápida procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a gruta localizada no Parque Municipal das Orquídeas.

AUTORIDADES

Além do prefeito Carlos Alberto Bohn participaram da recepção o presidente da Câmara, Osmar Renê Bick, e os vereadores Emerson Kirch, Rony Stöhr, Luciano Vargas e Clair Sell Konrad.

ANITA

Os festejos farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil.

‘Caminhos de Anita’ pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845). O tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.