Um grupo de voluntárias entrou em ação para auxiliar os profissionais da Saúde que atuam diretamente no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Desde terça-feira, 24, mulheres estão costurando máscaras e aventais descartáveis. A ideia é produzir o mais rápido possível até 500 unidades.

Além da Prefeitura, farmácias e outros estabelecimentos encontram dificuldades para adquirir no mercado esses materiais de proteção individual. Para a confecções dos materiais as voluntárias receberam tecidos adquiridos pelo poder público (Secretaria de Saúde) e de doações da comunidade.

Uma das voluntárias é Vadélia Reiter, 66 anos, que trabalha na confecção de aventais. “Aceitei o convite na hora. Na minha vida nunca vi nada igual (coronavírus). O negócio é se cuidar. Tomada que não chegue aqui”, disse. Iracema Uhlmann, 50 anos, assumiu a tarefa de produzir máscaras. “O jeito é se proteger deste vírus e ao mesmo tempo ajudar aqueles que precisam. O esforço vale a pena”, completou.

Máscaras produzidas por Iracema Uhlmann

Parte das voluntárias já atuou em outras campanhas beneficentes organizadas pela Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).